Pular para o conteúdo principal

SAÚDE NO INVERNO

Na medicina tradicional chinesa cada estação tem influência sobre nosso organismo, em nosso metabolismo e também nas nossas emoções, atuando na nossa condição energética.

O inverno é associado ao frio e de natureza yin, época de recolhimento e ações mais reflexivas; tempo de descanso e quietude quando a energia é condensada e armazenada.


É um período favorável a práticas como meditação e outras de menor impacto e que estimulem a concentração.


Neste período o organismo pede cuidados e atenção especial a aspectos que ajudam nossa energia e saúde, como, por exemplo, na alimentação, onde alguns alimentos e preparações contribuem neste sentido:


Tentar evitar bebidas e comidas muito frias ou geladas, no máximo na temperatura ambiente, pois o gasto de energia para as aquecer dentro de nós é grande, afinal, no nosso interior tudo é quentinho. Portanto, o ideal seria consumir tudo em temperatura morna ou quente.


Os chás são muito bem-vindos.


Preferir alimentos refogados, cozidos no vapor, grelhados ou assados, pois armazenam calor.


Caldos e sopas devem ser cozidos por muito tempo, até que os legumes e cereais se desmanchem. Pois assim agregam uma cremosidade que, só de olhar, já conforta e aquece.


Raízes como cenoura, nabo, bardana, assim como o inhame, fortalecem a energia dos rins.


Também, feijões, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de girassol, abóbora, gergelim e algas são bem vindos no inverno. Assim, pode somar gengibre, canela e cravo, pois têm efeito termogênico.


Evitar frutas, saladas e vegetais crus, principalmente à noite, assim como alimentos tirados imediatamente da geladeira, mesmo que já cozidos.


Atividades que trazem recolhimento e nos deixam quietos, podem nos ajudar a ouvir com sinceridade o que o nosso coração pede. Assim, os sonhos que acalentamos, os projetos que estão adormecidos e até desacreditados, podem ser nutridos, silenciosamente, pelo nosso querer e vontade durante o inverno. Com a chegada da primavera, podem começar a desabrochar, ganhar corpo, como as flores, as árvores e os animais.


Afinal, segundo a filosofia chinesa, somos todos filhos do céu e da terra, alimentados pelo ar, pelos nutrientes que nascem do solo, e temperados com o metal da natureza. Portanto, sofremos a influência do clima e das estações. Assim, quando vivemos de acordo com a natureza, nada nos falta, tudo nos conduz a uma vida plena.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu?

Sou uma garota simples e cheia de sonhos, que teve a oportunidade de nascer entre Mundos diferentes. Minha família sanguínea é composta por 3 religiões diferentes: Católica, Protestante e pela Fraternidade Branca. Então, muito cedo eu tive que abrir minha mente para entender cada uma na sua particularidade e me deixar conduzir por qual energia, cultura e forma de entrega à Deus, eu mais me identificava. Aos 7 anos, tomei minha decisão espiritual e abracei a Fraternidade Branca, seguindo a sagrada família real da Sociedade Kósmica Gurudeva - Monastério Grande Sol Central. Mudei minha alimentação para o Vegetarianismo, entendendo que o Amor à Natureza vai além do comum, além do que a humanidade aceita por anos a fio. Me entreguei ao Mundo Espiritual mais Zen, abraçando todas as energias Universais, utilizando dos Cristais, Incensos, Meditação, Yoga do Novo Tempo, Decretos, etc... e aqui estou compartilhando sobre tudo o que sei e que ainda estou aprendendo nessa minha trajetóri...

CELEBRAÇÃO DE APOSIÇÃO DE NOMES

O Ritual de Aposição de Nome da Sociedade Kósmica Gurudeva - Monastério Grande Sol Central , simboliza a quebra de todo nosso passado e da nossa ligação com o Mundo apenas humano.  Somos abençoados pelo mestre Hare Om Maha Deva  perante os Mestres Ascensionados, e afirmamos nossa mudança com entrega total a espiritualidade e a nossa Presença Divina. É o nosso SIM aos senhores do AMOR. Iniciamos uma nova vida no plano terrestre. Este ritual assemelha-se a um batismo, mas aqui, nós renunciamos ao nosso nome de nascimento, aquele que recebemos dos nossos pais e aceitamos o nosso nome Divino, que vibra Deus em nós. O presente real! Eu participei dessa Cerimônia aos 12 anos de idade e foi incrivelmente transmutadora. Deixei de ser apenas a Carolina, aquela que nasceu apenas para o Mundo Humano. E me tornei a Tafne Devi, aquela que abraçou a universalidade Divina. Esse é meu propósito! E qual é o seu?

Cardápio Vegetariano!