Na medicina tradicional chinesa cada estação tem influência sobre nosso organismo, em nosso metabolismo e também nas nossas emoções, atuando na nossa condição energética.
O inverno é associado ao frio e de natureza yin, época de recolhimento e ações mais reflexivas; tempo de descanso e quietude quando a energia é condensada e armazenada.
É um período favorável a práticas como meditação e outras de menor impacto e que estimulem a concentração.
Neste período o organismo pede cuidados e atenção especial a aspectos que ajudam nossa energia e saúde, como, por exemplo, na alimentação, onde alguns alimentos e preparações contribuem neste sentido:
Tentar evitar bebidas e comidas muito frias ou geladas, no máximo na temperatura ambiente, pois o gasto de energia para as aquecer dentro de nós é grande, afinal, no nosso interior tudo é quentinho. Portanto, o ideal seria consumir tudo em temperatura morna ou quente.
Os chás são muito bem-vindos.
Preferir alimentos refogados, cozidos no vapor, grelhados ou assados, pois armazenam calor.
Caldos e sopas devem ser cozidos por muito tempo, até que os legumes e cereais se desmanchem. Pois assim agregam uma cremosidade que, só de olhar, já conforta e aquece.
Raízes como cenoura, nabo, bardana, assim como o inhame, fortalecem a energia dos rins.
Também, feijões, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de girassol, abóbora, gergelim e algas são bem vindos no inverno. Assim, pode somar gengibre, canela e cravo, pois têm efeito termogênico.
Evitar frutas, saladas e vegetais crus, principalmente à noite, assim como alimentos tirados imediatamente da geladeira, mesmo que já cozidos.
Atividades que trazem recolhimento e nos deixam quietos, podem nos ajudar a ouvir com sinceridade o que o nosso coração pede. Assim, os sonhos que acalentamos, os projetos que estão adormecidos e até desacreditados, podem ser nutridos, silenciosamente, pelo nosso querer e vontade durante o inverno. Com a chegada da primavera, podem começar a desabrochar, ganhar corpo, como as flores, as árvores e os animais.
Afinal, segundo a filosofia chinesa, somos todos filhos do céu e da terra, alimentados pelo ar, pelos nutrientes que nascem do solo, e temperados com o metal da natureza. Portanto, sofremos a influência do clima e das estações. Assim, quando vivemos de acordo com a natureza, nada nos falta, tudo nos conduz a uma vida plena.
Comentários
Postar um comentário